Sunday, September 14, 2008

Aulas de Alongamento




As aulas de alongamento elaboradas por Vera Carvalho, consistem na preparação do corpo através de exercícios respiratórios e um trabalho articular que conduz o aluno para a etapa de consciência corporal, incluindo a conscientização da coluna e do centro força, noções de alinhamento e o alongamento, propriamente dito.
A consciência respiratória permanece durante todo o percurso da aula, auxiliando o relaxamento muscular e a soltura das articulações, assim como a percepção do alinhamento ósseo.
Em algumas dinâmicas poderemos tratar de questões como amplitude de movimento, expansão periférica de energia ou ainda abordar o contrapeso e o contato, utilizando o corpo do(s) colega(s) como suporte para potencializar o alongamento e praticar o entendimento sobre a utilização adequada do peso.
Vera considera o limite de cada corpo, apostando na continuidade do processo como ponte segura para o aprimoramento individual dos alunos, tornando esta oficina adequada para pessoas de todos os níveis de habilidade física.O aproveitamento da prática do alongamento será referente ao potencial de cada aluno.
São conceitos fundamentais para esta oficina, as técnicas de Pilates, yoga, dança contemporânea, Laban e contato improvisação.

No comments: