Thursday, February 23, 2006

Oficinas de Dança Aérea

Oficinas de Dança Aérea

O conceito " dança aérea" surgiu da necessidade de desfazer a postura rígida do circo, adequando os movimentos ao aparelho e ao corpo, buscando a fluidez como ponto primordial. É também chamada de dança vertical, pois traz diferentes maneiras de deslocamento aéreo, com a base de apoio no sentido vertical o que possibilita a descoberta inevitável de figuras e formas infindáveis.
O grupo, desde a sua idealização, tem como principal característica a criação de uma maneira própria de desvincular - se do estilo acrobático e formal, procurando obter a forma através da cenicidade, preenchendo a movimentação de sentido.
Durante os 5 anos de atividades, o Gentependurada foi responsável pelo desenvolvimento da dança aérea na capital e em algumas localidades do interior do estado, ministrando oficinas e prestando treinamento para grupos.
Elaborou, durante este período, um sistema preparatório para corpos ociosos ou não, tomarem contato com a movimentação acrobática aérea e de solo e dentro deste processo há três etapas : aquecimento/alongamento, exercícios educativos e prática.

Metodologia
A primeira parte refere - se à mobilização articular e à preparação do corpo para o trabalho a ser desenvolvido, movimentando cuidadosamente o sistema articular e alongando a musculatura e por fim ativando o centro do corpo, dinamizando a movimentação para seguir para a segunda fase.
Os exercícios educativos são fundamentais para o entendimento físico da terceira parte, a prática em si; desenvolvendo no praticante um condicionamento ideal do corpo para o exercício lúdico nos aparelhos buscando um aprimoramento da consciência corporal , individualmente, no limite apresentado por cada estrutura corpórea. Esta etapa proporciona força muscular e resistência ao aluno, facilitando a compreensão dos exercícios propostos na terceira etapa
Nesta etapa dá - se o reconhecimento da nova situação, a utilização de novos pontos de apoio e da distribuição do peso do corpo em detrimento da força excessiva e mal localizada. Também investimos na idéia do alinhamento e da movimentação periférica, como facilitadores no processo de compreensão corporal do que é proposto em aula.


Módulo Básico
A oficina permanente de " condicionamento para a prática de aéreos " - módulo básico, visa a aproximação do aluno com os aparelhos circenses
– trapézio, tecido, lyra, etc – através da consciência corporal, utilizando a transferência de peso em detrimento da força e os fundamentos da dança contemporânea para um desempenho orgânico das atividades aéreas.

Módulo Praticante

A aula tem caráter mais coreográfico, ou seja, os exercícios apresentam-se como pequenas seqüências com fluxo que aos poucos vão se juntando e se adaptando a cada corpo até tomar forma, a fim de desenvolver ritmo, resistência, mobilidade e raciocínio lógico.

As repetições dos exercícios educativos aliados a um alongamento cuidadoso trazem 'as musculaturas o tônus necessário para que se possa dar foco as tensões evitando o desperdício de força e tenções desnecessárias. Aprendendo a se movimentar em uma base ou superfície vertical, utilizando pontos de apoio, alavancas e transferência de peso (elementos da dança contemporânea).

De início, são utilizados dois aparelhos circenses, o tecido e o trapézio. Com o grupo se mostra mais versátil são introduzidos outros aparelhos e técnicas que necessitam de maior grau de aptidão e entendimento, como os exercícios em duo e o tecido marinho e a lyra.

4 comments:

Anonymous said...

oi gostaria de saber se vocês têm cursos de acrobacia com tecido...
minha amiga quer aprender!!!
vou deixar meu email se voces tiverem esse curso ou indicam algum curso aqui em porto alegre de acrobacia com tecido...

vlwwww...

pnkloco@hotmail.com
ah meu nome: Renan

Anonymous said...

Gostaríamos de receber mais informações sobre como participar da oficina de Dança Aérea (a freqüência das aulas, valores...).
Favor entrar em contato pelos emails:
elisa.soares@gmail.com (Elisa)
ferzica23@gmail.com (Fernanda)
Muito obrigada!!

Cris said...

Gostaria informações da proxima oficina de dança.

Cris.reina@gmail.com

Bibiana said...

Olá!

Eu gostaria muito de fazer aulas de tecido acrobático e também sou de Porto Alegre - RS, se puderem, peço indicação de alguma academia aqui na minha cidade.

Muitissimo obrigada