Tuesday, March 04, 2008

Alongamento Aéreo


Vera Carvalho pesquisa a movimentação aérea desde 2001, quando desenvolveu o primeiro estágio deste processo/método de pesquisa, o alongamento aéreo.
Toda a sua experiência aérea passou por este processo.
Trabalhando a dança contemporânea paralelamente ao circo, desenvolveu esta forma de se movimentar pelo aparelho, usando a transferência de peso e o contato como maneiras eficientes de obter o desempenho desejado, fazendo menos esforço.
Convecionou então de chamar de dança aérea esta nova forma de executar as chaves e truques, até então feitos acrobaticamente.

Descrição técnica

Uso de técnicas aéreas para desenvolver o alongamento, com apoio em uma alça de tecido ou ainda utilizando o suporte deste aparelho na vertical para exercitar força, adquirir alinhamento postural e trabalhar o equilibrio.
O alongamento feito desta forma, com suporte para uma parte do corpo, favorece o total relaxamento da outra parte, a que está suspensa, alongando ao máximo a musculatura em oposições.

Referências fundamentais: técnicas aéreas, Yoga, Laban, contato improvisação, Pilates e dança contemporanea.


Objetivos do curso

Dentro deste workshop trabalharemos:

- Alongamento
- Condicionamento fisico
- Equilibrio
- Força
- Criatividade

Este curso visa a utilização do aparelho circence como apoio, para trabalhar a consciência corporal - alinhamento, peso e equilibrio - alongando enquanto relaxa e tonifica os músculos.
Evoluindo a partir deste ponto, inicia-se o processo de fortalecimento muscular, também ligado ao uso do aparelho aéreo, podendo usar do tecido em sua posição original (vertical, duas tiras), para exercitar braços e pernas, acionando paralelamente a musculatura abdominal.
Alguns exercicios podem ser feitos em duplas, fazendo com que os alunos desenvolvam segurança total para realiza-los, ou ainda para trabalhar com o aparelho em um estado diferente (de tensão), proporcionando outras formas de alongar a partir do contrapeso.
Aproveitamos ainda, o lúdico prazer aéreo, para explorar criativamente a capacidade de cada aluno, podendo ou não utilizar chaves básicas da prática aérea.








No comments: